A 9ª edição da Homeing, organizada pela Exponor, proporcionou três dias dedicados à arquitetura e design de interiores, onde os visitantes ficaram a conhecer as principais tendências, soluções e novidades do setor.
Entre os dias 19 e 21 de setembro, o Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, recebeu mais de 3.500 profissionais da área e reuniu mais de 60 expositores, maioritariamente de produção nacional. Entre o total de visitantes do evento, destaca-se o aumento do número de diferentes nacionalidades, contabilizando um total de 25 países estrangeiros, com uma maior representatividade de Brasil, Espanha, Estados Unidos e França.
“A 9ª edição da Homeing foi um verdadeiro sucesso. Desde o feedback positivo que fomos recebendo tanto dos expositores como dos visitantes que estiveram presentes nos diversos momentos de debate, podemos afirmar que este evento é fundamental e absolutamente necessário para todos os profissionais do setor. O aumento do número de visitantes estrangeiros prova, precisamente, a importância da Homeing, não só a nível nacional, como também internacional. Queremos continuar a promover a Homeing como um evento que marca o setor e que permite estabelecer contatos valiosos.” Amélia Estevão, diretora de Marketing da Exponor
Nini Andrade Silva coordenou um debate sobre a importância do storytelling
No primeiro dia da Homeing, Nini Andrade Silva, prestigiada designer de interiores portuguesa, coordenou um dos debates mais aguardados desta edição – a mesa redonda “Storytailors: Como as Narrativas Moldam a Alma dos Espaços”. A dinâmica juntou vários visitantes num momento de reflexão em torno da importância que as narrativas criativas assumem nos projetos de design de interiores.
“Foi um debate muito bonito, num espaço acolhedor, repleto de profissionais com vontade de nos ouvir. Além disso, os oradores convidados eram muito especiais. Sinceramente, acho que este debate foi um luxo, sobretudo porque vimos as pessoas muito entusiasmadas e com vontade de querer saber mais. Eu costumo dizer que ‘se há uma pessoa que gostou, já valeu a pena’. E, hoje, eu acho que houve várias pessoas que gostaram. Por isso, sem dúvida que valeu a pena e foi realmente um privilégio para mim estar aqui”, explica Nini Andrade Silva.
Feedback dos Expositores
Olga Torres, CEO e Creative Director na DUISTT, assume que, embora seja a primeira vez da empresa como expositor na Homeing, este evento é uma mais-valia para analisar a recetividade do mercado nacional aos produtos da marca. “De forma simples, prática e muito interessante, a Homeing consegue reunir num único espaço as diferentes áreas a serem exploradas no design de interiores, apresentando uma grande diversidade de produtos e materiais a serem utilizados”.
Em termos de balanço, Olga destaca o interesse por parte de vários visitantes estrangeiros, embora a grande maioria sejam nacionais. “Enquanto marca que trabalha para um mercado de nicho, a Homeing permitiu-nos estabelecer os contactos certos, com um stand onde as pessoas conseguiram ter um contacto mais direto com os nossos produtos e ficar a conhecer melhor a nossa oferta”.
Também pela primeira vez na Homeing, Celina Abreu, Exports Sales Manager da CORVO, sublinha as expectativas que tinham para este evento e que culminaram num balanço muito positivo. “Sendo a primeira vez que estamos a mostrar o nosso produto, não podíamos estar mais satisfeitos com o resultado. Este evento foi fundamental para perceber que as pessoas continuam a acreditar e a valorizar os produtos de fabrico nacional. Para nós, é muito importante ter a oportunidade de contactar diretamente com as pessoas e fazer expandir a nossa marca no mercado nacional para, mais tarde, podermos crescer também lá fora”.
Cátia Albino, Sales Assistant da Serip, salienta a importância da Homeing para dar a conhecer a marca a nível nacional. “Este evento permitiu-nos ganhar uma maior visibilidade junto do mercado nacional, visto que 90% daquilo que fazemos é para exportação. Sendo a Serip uma empresa portuguesa, estar presente na Homeing foi realmente uma excelente oportunidade para divulgar a nossa oferta”. Segundo Cátia, “estes três dias de evento superaram completamente as minhas expectativas. Foi uma oportunidade única para estabelecer excelentes contactos. Sendo um evento B2B, vê-se realmente um interesse dos visitantes em quererem conhecer a nossa oferta e comprar determinados artigos para projetos que já estão ongoing”.