Pavilhão Carlos Lopes foi, uma vez mais, epicentro nos setores de design de interiores e arquitetura. Com o número de visitantes a ultrapassar o ano passado, o evento mantém-se referência para os setores representados.
Cerca de 60 expositores marcaram presença no evento. Empresas presentes elogiam a adesão dos visitantes e profissionais reforçam a importância de agradar a um consumidor cada vez mais exigente.
– A Homeing – Interior Design, Hotel and Home Living – completou com sucesso a sua 8ª edição, que aconteceu no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, de 28 a 30 de setembro. Este evento exclusivo e premium, dedicado ao design de interiores e arquitetura, reuniu profissionais, expositores e especialistas, consolidando ainda mais a sua posição como referência nos setores que representa.
A edição de 2023 registou um ligeiro aumento de visitantes. A adesão de cerca de 4 mil visitas, ao logo de três dias, reflete um aumento contínuo de interesse e participação no evento. “É com satisfação que observamos a contínua tendência de crescimento no número de visitantes da Homeing. Comparando com o ano anterior, a edição de 2023 registou uma manutenção positiva desse índice, com 3.761 visitantes, o que consolida a nossa posição como um evento de referência no calendário internacional do design de interiores e arquitetura, bem como reforça o nosso compromisso em proporcionar um ambiente propício para a inovação, networking e discussão de tendências no setor”, explica Amélia Estevão, diretora de marketing da Exponor.
A Homeing reafirmou ainda a sua posição como um evento de alcance global ao atrair a participação de visitantes de todo o mundo. Os números falam por si: Alemanha, França e Brasil lideraram a lista dos países mais representados no evento, o que reflete o interesse e o envolvimento destes países no cenário de design de interiores e arquitetura. No entanto, a abrangência internacional da Homeing vai além do top três, com a presença notável de participantes de mais de duas dezenas de países, incluindo Angola e Moçambique, Arábia Saudita, Cazaquistão, Colômbia, Dubai, Estados Unidos, bem como os europeus Dinamarca, Bélgica, Itália, Espanha e Reino Unido e Suíça, entre outros.
Aposta na inovação para um consumidor cada vez mais exigente
O evento profissional reuniu fornecedores que apresentaram as novas coleções, materiais, tendências de cor e aplicações capazes de responder às exigências dos projetos. Para os cerca de 60 fabricantes e representantes o balanço da participação foi positivo, tanto para as empresas com presença recorrente, como para as estreantes.
A Wonderlight – marca portuguesa que concebe e fabrica artesanalmente iluminação – soma apenas oito anos enquanto empresa. Catarina Chavinha, diretora do departamento de marketing, avalia diferenças no consumidor ao longo deste período. “O setor tem mudado imenso nos últimos anos, com os clientes mais atentos ao detalhe e à diferenciação. Já não compram qualquer coisa, querem algo diferente”.
A empresa Valadares, especialista em cerâmicas para casas-de-banho e loiças sanitárias, marca presença na Homeing pelo segundo ano consecutivo. “No ano anterior, a experiência foi muito satisfatória, porque acabámos por ter uma relação mais próxima com os clientes, uma vez que este é um evento intimista. Regressámos para uma segunda experiência e, desta vez, superou expectativas, com clientes felizes por nos reverem. A Valadares é a única empresa no mercado português que oferece uma paleta de cores tão grande e por ser handmade. Temos um grande legado e faz-nos sentido expor na Homeing, pela aproximação ao setor e à parte profissional”, refere Paula Mateus, arquiteta e especialista na área de promoção na empresa.
Já o grupo Mitera tem vindo a participar neste evento premium, há cerca de cinco edições. “Quem vem à feira são exclusivamente os profissionais e os utilizadores dos materiais e isso é o que torna interessante esta experiência, porque todo o esforço em estarmos presentes é direcionado para interessados no setor”, descreve Pedro Machado, gerente da empresa.
Também com presença recorrente desde a primeira edição, a empresa Santos Monteiro revela a importância deste evento, pois “oferece a oportunidade de rever clientes e parceiros num ambiente distinto. Esta edição foi particularmente especial, pois enquanto Alfaiates de Carpetes experientes escutamos atentamente, não apressamos o que exige vagar e aproveitamos cada momento. E que bom foi aproveitar e partilhar o nosso tempo com todos aqueles que nos visitaram neste evento profissional único em Portugal”, refere João Marcão, responsável pelo Departamento de Comunicação e Marketing.
O interesse em manter-se este evento exclusivo foi mencionado pelas empresas presentes e o desejo foi ouvido. Nesta edição, foi já revelada a próxima data. A Homeing 2024 regressa entre os dias 19 a 21 de setembro, com a mesma localização.