Três dias no mesmo espaço para encontrar fabricantes e representantes das marcas mais prestigiadas, assistir a conferências e debates e ainda inspirar-se em exposições paralelas.
Conheça na Homeing os espaços inspiradores.
EXPOSIÇÕES | 19 a 21 de setembro
Proposta inspiracional de ambiente “Crossing Atlantic Pavilion” by Patrícia Catalão
Foyer Norte
“Crossing Atlantic Pavilion” é um ambiente que contempla a arquitetura portuguesa e o design brasileiro. Inspirado na história do Pavilhão onde se insere, relembra a sua origem, enaltecendo a arquitetura do próprio edifício, com destaque para elementos de design e envolto no verde da natureza.
Exposição “Taylor Design Award” by ESAD.CR e Santos Monteiro
Foyer Sul
Homeing apresenta os três projetos vencedores do ‘TAYLOR DESIGN AWARD’, um concurso que destaca o talento emergente de Jovens designers da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR). Este concurso é uma das iniciativas de responsabilidade social da Santos Monteiro que, juntamente com a ESAD.CR, buscam apoiar e incentivar a comunidade criativa local. O tema desta edição foi “A Origem das Espécies”.
Instalação “Narrando histórias através do design” by Beatriz Almeida, FBAUL
Foyer Sul
Tomando como base as interseções entre o design e a prática cenográfica, pretende-se compreender como pode o espaço contribuir para a construção de narrativas, exponenciando a experiência do espetador. Fazendo jus ao tema deste ano da Homeing – Storytailors: criadores de espaço -, surge a apresentação da Intervenção “Pronta-A-Vestir”, baseada na peça de teatro homónima. Esta instalação procura pôr em prática as conclusões da dissertação, explorando o potencial da cenografia na projeção da experiência do espetador, aqui num contexto de cenografia expandida.
Exposição Superfícies by Bárbara Penaforte
Espaço lounge
Este ano, para composição do Espaço lounge – Let’s Take a Break, a Homeing convida a designer Bárbara Penaforte a criar o espaço com a exposição Superfícies. Criada especialmente para o evento, Penaforte revisita o início do seu desenvolvimento artístico, quando desenvolveu a coleção “Cores de Tarsila” (2017). Inspirada na obra da artista plástica brasileira Tarsila do Amaral, marco do modernismo latino-americano, as estampas que compõem a coleção foram originalmente produzidas sobre azulejo e louças de porcelana, com o objetivo de fazer ressurgir suas formas e cores também em superfícies tridimensionais. Hoje, a designer amplia seu olhar sobre os primeiros trabalhos, dando uma nova roupagem num cenário mais maduro sobre esta coleção. Em Superfícies, as artes alcançam maior escala, apresentadas aqui em painéis de azulejo em alto e baixo relevo, como também em serigrafia artesanal. Nesta perspetiva, apresenta-se o trabalho através de traços gráficos e a harmonia das cores que caracterizam a sua linguagem artística.