O Azul Klein no design de interiores

O Azul Klein no design de interiores

João Duarte, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa

Sinopse

Aliada à forma de pensamento do slow living e enquanto tema de investigação da tese de mestrado do aluno João Pedro Duarte, orientada pela Professora Doutora Isabel Dâmaso, pretende-se analisar e questionar a relação do espaço e a sua desmaterialização de elementos, assim como a influência que a cor pode revelar neste papel.

Como tal, parte-se de um movimento de vanguarda marcado pelo artista francês Yves Klein, que aborda a ideia do vazio e o consequente estudo da cor azul, fazendo a ponte de ligação com o mundo do design. Segundo o pensamento filosófico, “primeiro não há nada, depois há um nada profundo e, a seguir, há uma profundidade azul (Gaston Bachelard)”.

Neste sentido, e como forma de explorar o tema que serve de base a esta edição da Homeing, propõe-se a apresentação de uma instalação que sirva não só de palco para os visitantes experienciarem o impacto e perceção da cor azul no espaço, como de metáfora sobre as possibilidades abertas pela desmaterialização e de como a qualidade inerente à experiência física pode ser transposta para a centralidade da cor ao nível do design de interiores. 

NEWSLETTER