Importância do projeto de interiores e gestão de instalações para o sucesso da unidade hoteleira

Debate “Importância do projeto de interiores e gestão de instalações para o sucesso da unidade hoteleira”

Moderação: Liliana Conde – ADHP

Oradores: Diogo Rosa Lã – Bastir

                   Catarina Varão – TH2

                   Patrícia Catalão

                   Miguel Evangelista – Editory Hotels

Sinopse

O projeto de interiores e a gestão de instalações das unidades hoteleiras são relevantes para proporcionar uma experiência memorável e confortável aos clientes. Quais os desafios para garantir o sucesso a longo prazo num mercado altamente competitivo? Quais as temáticas e tendências que mais têm guiado os projetos de interiores? Podemos falar de um novo turista, com novas necessidades?

Apresentação dos oradores

Atualmente Liliana Conde é Secretária-Geral da Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal e consultora nas áreas da Hospitalidade, Felicidade Organizacional e Serviço de Excelência. Profissional de Turismo e Hotelaria com 16 anos de Direção de Hotel e 35 anos ligada ao Turismo e Hotelaria na capital Lisboeta mas também na região Algarvia em Faro e Portimão.

Neste percurso contam-se Hotéis de Cadeia Internacional e independentes, de cidade, boutique hotéis e de praia.

A destacar as seguintes distinções: finalista no Concurso Xénios para melhor diretor de hotel (ano de 2021 e 2018) e melhor diretor de Hotel da zona Sul enquanto Cadeia Multinacional (ano 2012 e 2013).

É licenciada em Turismo pela Universidade Lusófona, possuí um MBA em Gestão Organizacional da Felicidade pelo ISEC e Happiness Business school e conta com várias formações nas áreas do Luxo, do Change Management e uma Certificação Internacional em Coaching.

Diogo Rosa Lã, natural de Lisboa, formou-se em Arquitetura pela FAUTL em 1994. Criou a Bastir, Arquitectura e Design de Interiores, sediada no Porto, em parceria com José Pedro Vieira.

Concebem projetos de decoração residencial, mas também projetos de carácter público com os quais se têm destacado nestes últimos anos, nomeadamente a arquitetura de interiores e decoração do Bairro Alto Hotel, no centro de Lisboa (2003 a 2005), do Vidago Palace Hotel, em Chaves, inaugurado em 2010 ou do Valverde Hotel, na Av da Liberdade (2014).

Os seus projetos mais recentes incluem a remodelação das áreas publicas do Hotel Porto Palácio (2019), a remodelação e ampliação do Bairro Alto Hotel, com arquitetura do Arquiteto Souto de Moura, aberto em 2019, ou ainda o restaurante Le garage, em Guimarães (2020).

A empresa tem em curso vários projetos particulares no Porto, Guimarães, Lisboa, Azeitão, entre outros, e projetos de hotelaria em Santar, Évora e Lisboa.

À imagem muito contemporânea e minimalista inicialmente associada à maioria dos seus trabalhos, tem-se vindo a contrapor a vertente mais clássica e de fusão desenvolvida em hotelaria, onde os projetos de decoração se caracterizam por uma seleção eclética de mobiliário, tecidos, objetos e obras de arte, associados ao conforto e atenção ao detalhe, que criam espaços únicos.

Esta seleção de épocas, proveniências e estilos diversos, é feita para que a experiência do hóspede seja a de se sentir em casa, rodeado de peças que o remetem para diferentes universos e que, postas em diálogo, o envolvem e deixam nele marcas da passagem por aquele lugar.

Esta versatilidade na interpretação de elementos e materiais clássicos, com uma imagem contemporânea e sempre muito confortável e personalizada, volta a marcar a ampliação do Valverde Hotel, inaugurada em 2021, onde a equipa assina também o projeto de arquitetura.

Catarina Varão é “Uma Visual Storyteller & Charm Hotel Seeker que possui formação em tecnologias, hotelaria e consultoria de projetos turísticos. A sua grande paixão é a hotelaria de charme e os ingredientes secretos da hospitalidade de excelência. É sócia-gerente, professora e consultora na empresa TH2 e fundadora da soft-brand Unique Stays. As suas especialidades incluem consultoria em turismo, cliente misterioso, formação em turismo e marketing hoteleiro. Possui uma vasta experiência em projetos de hospitalidade e estatísticas turísticas. A sua jornada acadêmica começou na Licenciatura em Gestão de Empresas de Turismo, Pós-Graduação em Planeamento e Desenvolvimento de Destinos Turísticos e Mestrado em Gestão de Hotéis com Carácter. Atualmente, é estudante do doutoramento em Geografia na Universidade do Minho, focando em Identidades Insulares e turistificação nos Açores e Madeira. A sua missão é criar experiências únicas e encantadoras, promovendo o turismo de Portugal e excelência na hospitalidade.

Patrícia Catalão, Arquiteta, implementou a sua marca no mercado português, com o objetivo de criar projetos inovadores e criativos adaptados às pessoas e vivências atuais.

Licenciou-se em Arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, em 1997. Desde 1997, Patrícia Catalão teve a oportunidade de desempenhar várias funções, em colaboração com empresas do sector da Arquitetura e Engenharia. Fez também parte de equipa de Engenheiros Avaliadores, executando Processos de Avaliações e Vistorias de imóveis. Na área da Arquitetura, participou em vários projetos de urbanismo, além de projetos de Arquitetura de edifícios residenciais, de comércio, hotéis e serviços.

Colaborou como Arquiteta Sénior e Diretora de Projeto, durante 9 anos, num Atelier em Lisboa que tem raízes em Angola, projetando e acompanhando obras de edifícios residências, de escritórios e outros usos.

Patrícia Catalão especializou-se em projetos de arquitetura e design de interiores para clientes privados e investidores. Nos últimos anos tem desenvolvido projetos e acompanhado as obras de projetos residenciais e lojas conceituadas no mercado português.

Miguel Evangelista, Diretor de Operações do Grupo The Editory Collection Hotels desde dezembro de 2022, com participação ativa em desenvolvimento do Grupo.

Da carreira constam participações em projetos tão diferentes como o antigo Holiday Inn Porto, o ex Holiday Inn Azores e outros localizados em território nacional e estrangeiro. Em 2023 destaca-se a remodelação integral da Torre Troia Mar no Aqualuz e a inauguração do The Editory Garden Porto.

NEWSLETTER